APCD-Saúde
Facebook - APCD da Saúde Instagram - APCD da Saúde Temos WiFi
Central de Atendimento APCD

Central de Atendimento

(11) 5078-7960

Contexto: - Modalidade: - Area:Destaque Home Principal - Evento:


legendaFoto: À esquerda o implante convencional, à direita o mini-implante
Modalidade:
Contexto: Home
Evento:

03/08/2017

Ttulo: Mini implante dentário promete ser mais eficiente e acessível

Manchete: Designer inovador garante eficiência de implantes odontológicos com redução de custos e resíduos ambientais

Resumo:


Mini implante dentário promete ser mais eficiente e acessível

Designer inovador garante eficiência de implantes odontológicos com redução de custos e resíduos ambientais

Criado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, sistema possibilita que mais pacientes sejam aptos a receber implantes a preços menores. 

Uma novidade saindo dos laboratórios da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP pretende restaurar funções dentais sem os desconfortos das dentaduras e os riscos das cirurgias invasivas dos implantes dentários convencionais. E tudo isso a um custo menor do que o dos métodos atualmente utilizados.

A professora Andréa Cândido dos Reis, da Forp, criou um sistema composto de mini-implantes e dispositivos protéticos e cirúrgicos com o qual espera superar as principais dificuldades dessa área da clínica odontológica.

Para testar a ideia, reuniu especialistas de diferentes campos - da engenharia de materiais à física e odontologia - que analisaram e comprovaram a eficácia da técnica. Os pesquisadores acreditam que essa modalidade de tratamento será mais acessível para a maioria da população.

As vantagens dos mini-implantes, diz a professora, estão na eficiência dos seus dois milímetros de diâmetro, contra os 3,4 a cinco milímetros dos implantes convencionais e, ainda, os dois a três milímetros dos demais mini-implantes hoje comercializados. Às menores dimensões, os pesquisadores acrescentaram formatos chanfrados e autoperfurantes, além de modelos com broca helicoidal, também com função de corte.

Essas características, conta a professora Andréa, garantem redução na quantidade de dispositivos para a instalação cirúrgica do implante (o que diminui os custos, implicando custo final menor), dispensam a necessidade de enxerto ósseo (comum nesses procedimentos) e minimizam o trauma cirúrgico. Por ser pouco invasivo, causa menor dano aos tecidos da boca e “reduz o tempo e o estresse, tanto para o profissional como para o paciente”.

Cerca de 16 milhões de brasileiros não possuem mais nenhum dente, como mostrou uma pesquisa do IBGE em convênio com o Ministério da Saúde divulgada em 2016.

  Eficiência e apelo ecológico

Os implantes dentários - colocação de um suporte de metal, geralmente de titânio, no osso maxilar (abaixo do nível gengival) e que procura substituir a raiz do dente - já são bastante conhecidos. Sobre eles o dentista consegue montar dentes substitutos, “solucionando uma série de problemas associados ao uso de próteses convencionais”, comenta a professora.

Entre esses problemas estão dificuldades na fala e na mastigação, com menor absorção de importantes nutrientes; estética desfavorável e até distúrbios psicológicos, como a baixa autoestima e exclusão social. É que a prótese total convencional (dentadura) apresenta boa retenção e estabilidade na parte superior, mas a inferior, “na grande maioria das vezes, é instável e pouco retentiva devido às próprias características do tecido ósseo na região”. Essa instabilidade dificulta a realização de atividades simples como conversar, rir e, principalmente, mastigar, aponta a especialista.

Contudo, os implantes não são viáveis em todos os casos de falta de dentes. Além de caros - o preço dos implantes pode ser até quatro vezes maior do que o de prótese convencional -, a instalação das bases de metal requer cirurgia e, comumente, enxerto ósseo. Já com os mini-implantes, o procedimento é menos complexo, dispensa os enxertos e diminui riscos cirúrgicos, “principalmente àqueles que têm saúde comprometida”, diz a professora.

O design das peças dos mini-implantes da Forp, com diâmetro reduzido e formatos autoperfurantes, além de novos designs de roscas e tratamento de superfície, ampliam ainda mais a acessibilidade ao tratamento. Como a técnica reduz o número de dispositivos para instalação, também diminui o tempo de cirurgia e recuperação do paciente. Segundo Andréa, esses fatores facilitam e “ampliam consideravelmente” o número de pessoas aptas a serem submetidas à cirurgia, tanto para fixar próteses maiores, como as totais, quanto para próteses unitárias.

Como foi pensado para promover benefícios à saúde e acessibilidade financeira, esse novo produto responde à outra questão que preocupa cada dia mais a vida no planeta: a ambiental. “Uma vez que prioriza reduzir a utilização de metais e polímeros em todas as fases de seu processamento, o método também diminui a quantidade de resíduos que seriam descartados, e levariam décadas para serem degradados”, argumenta a pesquisadora.

Todo o sistema desenvolvido no campus da USP em Ribeirão Preto, mini-implantes e dispositivos para cirurgia e retenção de próteses, já está patenteado. Os estudos que culminaram com a inovação fazem parte de projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o professor José Augusto Marcondes Agnelli, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O trabalho também contou com a participação da pesquisadora Mariana Lima da Costa Valente, que realiza seu doutorado na Forp sob orientação da professora Andréa Cândido dos Reis.


Fonte: Jornal da USP

Ver Todas

Leia Mais

Bichectomia: O que é? Quais os prós e os contras?

A bichectomia - procedimento de remoção da bola de bichat ou corpo adiposo da bochecha - tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). em 2014 foram realizados cerca de dez bichectomias por mês. No ano seguinte, esse número triplicou e, neste ano, já são realizadas mensalmente mais de 40 cirurgias do tipo pelo país.

Ver Todas

Leia Mais

Ministério da Saúde lança campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou no dia 13 de setembro, em Brasília, a Campanha Nacional de Multivacinação 2016.

O objetivo da campanha é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação.

Ver Todas

Leia Mais

Respiração Bucal e Má Oclusão

A prevenção é a maior arma contra esse problema. Consultar profissionais comprometidos com a prevenção poderá evitar graves problemas.

Um diagnóstico precoce e um tratamento alérgico moderno e eficiente, pode frequentemente prevenir pelo menos um dos maiores fatores que contribuem para efeitos progressivos da deformação dento facial, que é a respiração bucal.

Ver Todas

Leia Mais

Participe da III Campanha Novo Sócio da APCD!

Maiores informações acesse: www.apcd.org.br/premionovosocio

Promoção APCD e VOCÊ. Valorizando a classe profissional!

Ver Todas

Leia Mais

ÁREA DE VÍDEOS

Aqui você encontra os últimos vídeos

Ver Todos

Últimas Notícias

Aqui você encontra as últimas notícias

Curso de Imersão em: Dor Crônica Orofacial e Odontologia do Sono

23/07/2021

Curso Livre Presencial - Dias: 23 e 24 de Setembro de 2021 - Horário: 08h às 18h - Prof. Dr. Roberto Maciel

Curso de Imersão em: Gestão, Finanças, Marketing e Vendas na Odontologia

09/07/2021

Curso On-Line via Zoom - Ministrador: Fernando Fialho Versignassi - Dias: 23 e 24 de setembro de 2021 - Horário: 08h às 17h

Live dia 25.03.2021 c/ Tema: Aplicações da hipnose na Odontologia

11/03/2021

Live realizada pela nossa Página Oficial do Instagram: @apcdregionalsaude.oficial

Palestra On-Line via Zoom: Imposto de Renda 2021 para Dentistas - *A Nova exigência da Receita Federal - Novo Carnê Leão Web

10/02/2021

Inscreva neste Evento On-Line! - Palestrante: Fernando F. Versignassi

WorkShop Sistema Easy - Tema: Demonstração do preparo de Canais Radiculares utilizando as Limas Rotatórias LOGIC 2 EASY

28/01/2021

Inscreva-se neste Evento Presencial (vagas limitadas) - Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Koiti Kamei

Ver Todas

© 2011 APCD - Regional Saúde. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: PWI Sistemas