Área: Destaque Home Secundarias Foto da Notícia:


Foto Média da Notícia:


Legenda da Foto: EAP

Description:

KeyWords: EAP completa 60 anos com uma história de evolução e conquistas

ID da Notícia: 1494

Modalidade:

Contexto: Home

Evento:

Data: 19/03/2014

Título: EAP completa 60 anos com uma história de evolução e conquistas

Manchete: Era década de 1950, e o então presidente da APCD, Francisco C. Py, com uma visão ousada para a época, deu início aos estudos para a criação da primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional do Brasil


Corpo da notícia

EAP completa 60 anos com uma história de evolução e conquistas

 

 

 

 

Era década de 1950, e o então presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Francisco Constâncio Py, com uma visão ousada para a época, deu início aos estudos para a criação da primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional do Brasil, a EAP. A criação de um Centro de Atualização naquela época era algo inédito. Ao propiciar esse encontro entre os Cirurgiões-Dentistas, a EAP atingiria seu objetivo de melhorar o nível científico dos Cirurgiões-Dentistas, a qualidade da saúde bucal das pessoas e de prestar atendimento odontológico à comunidade carente.

 

Além de Py, participaram dos trabalhos para a estruturação da EAP José Agostinho de Carvalho, Edmundo Nejm, Alfredo Reis Viegas e Pilar Ostivar, os quais já trabalhavam na Escola de Melhoramento Profissional da Associación Odontológica Argentina. Foi Pilar Ostivar que também criou a Biblioteca da APCD a qual, aliás, atualmente leva seu nome como homenagem.

 Fundada em 1954 e instalada à famosa Avenida São João, nº 126, no Centro de São Paulo, aonde já era a sede da APCD, a EAP teve como primeiro diretor, Edmundo Nejm. Pioneira em educação continuada para Cirurgiões-Dentistas no Brasil, o curso inaugural, Ortodontia, teve como ministrador o professor Artur do Prado Dantas. Com os cursos de Aperfeiçoamento e Atualização, os Cirurgiões-Dentistas passaram a ter a possibilidade de elevar sua capacidade técnico-científica e melhorar sua atuação junto à comunidade.

 

De acordo com o atual diretor da EAP APCD Central, Artur Cerri, era uma época de grandes dificuldades, poucas ferramentas tecnológicas e revistas científicas; as novidades eram trazidas pelos próprios professores quando viajavam. “Até por conta de toda essa dificuldade que, infelizmente, há poucos registros desse tempo tão importante para a história da Escola”, lamenta Cerri.

 Em agosto de 1969, com a mudança de sede da APCD, a EAP também é transferida para novas instalações na Rua Humaitá, 389, Bela Vista, em São Paulo. Nestes 15 anos, mais de 30 cursos foram ministrados por professores brasileiros, americanos e argentinos. “Só não foram mais cursos porque o espaço na Avenida São João era pequeno”, ressalta Cerri.

 

“Esse tempo em que a APCD e a EAP estavam instaladas na Rua Humaitá foi a época áurea da classe odontológica. Lá foi o cerne de tudo, de todas as novidades relacionadas à Odontologia. Na década de 1970 existia apenas uma clínica com 12 equipos, instalada no 1º andar do prédio que permanece até hoje no local. Quando a procura começou a crescer foram instalados mais 24 equipos mais modernos. Para isso, foi necessária a desativação de uma garagem que existia no local. Até hoje a EAP da Humaitá conta com cinco salas de aulas, dois auditórios com 120 e 45 lugares e três salas de cirurgia. A sala dos professores ficava no subsolo e era muito pequena. Não raramente as reuniões eram realizadas nas famosas cantinas do bairro do Bexiga. Todos os maiores nomes da Odontologia da época, de alguma forma passaram pela EAP e deixaram a sua marca”, conta Cerri.

 

Instalada desde 2002 na sede da APCD, localizada na Rua Voluntários da Pátria, 547, zona norte de São Paulo, atualmente a EAP possui a melhor e mais moderna infraestrutura da América Latina e é líder em cursos de educação continuada em Odontologia. Oferece cursos de Especialização em todas as áreas odontológicas e diversos cursos de Aperfeiçoamento e Atualização, além de cursos gratuitos para os associados. São quatro amplas clínicas informatizadas e climatizadas, um moderno centro de diagnóstico por imagem e de alta tecnologia composto, inclusive, por tomógrafo de última geração, centro cirúrgico, cinco salas para procedimentos especiais, dois quartos para recuperação com Suporte Básico de Vida, Escovódromo, laboratório de informática, biblioteca com mais de seis mil acervos e teatro com 800 lugares. A Escola ainda possui cinco auditórios climatizados e modulados e multimídia de última geração. O laboratório de prótese permite a realização de diversos procedimentos e o de microscopia operatória é composto por doze modernos microscópios. Isso e muito mais fazem parte do que há de melhor em termos de ensino e educação continuada em Odontologia.

 

A EAP ainda oferece para maior segurança dos pacientes alguns exames de sangue realizados gratuitamente na própria APCD, e exames de biópsia a preços acessíveis.

 

Evolução da EAP - Um breve relato

 

1978 - A EAP começa a oferecer cursos de Especialização, credenciados e reconhecidos pelo CFO;

 

1986 - Criação da videoteca da EAP, reconhecida como a maior coleção de fitas de vídeo sobre Odontologia no país;

 

1991 - 80º aniversário da APCD. Na EAP, são inauguradas duas clínicas com 36 consultórios e o Centro Radiológico;

 

1993 - A EAP inaugura os cursos de habilitação de Técnico em Higiene Dental (THD) e de Atendente de Consultório Dentário (ACD) para formação de pessoal treinado de alto nível, devidamente autorizados pelo Conselho Estadual de Educação;

 

1994 - Reforma e ampliação das instalações da EAP que passa a contar com cinco salas de aula, um auditório com 120 lugares, novas dependências para o Laboratório de Prótese, o setor de Administração, a Biblioteca e a Videoteca.

 

1995 - Início do projeto social "Inválido Oral" para atender aqueles que não têm condições financeiras de colocar uma prótese total. As cirurgias de implantes e a colocação de próteses são feitas pelos alunos da EAP, sob a supervisão dos ministradores dos cursos; inauguração do Centro Cirúrgico, equipado com sistema avançado de áudio-videoconferência, que interliga as salas do Centro Cirúrgico com o Laboratório de Prótese e o auditório central para a transmissão de aulas práticas e demonstrações cirúrgicas ao vivo.

 

1996 - Acordo de parceria com a New York University, dos Estados Unidos, nos campos de Prótese e Estética Dental, dá início a um novo ciclo de aperfeiçoamento profissional na EAP.

 

1998 - Início das atividades do Centro de Laser. A EAP foi a primeira Escola de uma entidade de classe da América Latina a possuir o equipamento de laser erbium-YAG, o que permitiu estender os benefícios dessa tecnologia à população carente.

 

2000 - Firmado compromisso de Colaboração Técnica e Científica para desenvolvimento de protocolos de tratamentos e pesquisas na área de Implantodontia com a Universidade de Frankfurt, da Alemanha.

 

2002 - A Escola muda suas instalações da Rua Humaitá para a Voluntários da Pátria, em Santana, triplicando o número de salas de aula.

 

2003 - Criação da Biblioteca Pilar Ostivar, com sala de estudos e computadores.

 

2005 - Restruturação do Centro de Diagnóstico por Imagem.

 

2008 - Modernização do Laboratório de Informática.

 

2009 - Aquisição de kits de Suporte Básico de Vida e Desfibrilador e ampliação do acervo da Biblioteca de 4 para 6 mil obras.

 

2011 - Modernização do Escovódromo; criação da Sala Vip de Professores; novas salas de aula; aquisição de novos aparelhos Multimídia; criação do Centro de Diagnóstico da EAP.

 

2012 - Modernização do Laboratório de Prótese; substituição de todos os equipamentos das clínicas; instalação de um posto de Coleta de Análises Clínicas do Laboratório CURA; posto de captação de biópsias do Laboratório Plínio Santos; inclusão da página da EAP no Facebook; parceria com o Instituto do Câncer "Arnaldo Vieira de Carvalho"; confecção de uniformes para os funcionários da Secretaria da EAP e das clínicas. Aquisição de um programa de perguntas e respostas eletrônico que permite resultados de imediato.

 

2013 - Substituição dos equipos do Centro Cirúrgico; realização da 1ª Campanha de Prevenção e Tratamento do Câncer Bucal; aulas de primeiros-socorros a todos os funcionários; substituição de todas as autoclaves; realização de diversos cursos em parcerias com empresas da área; doação de 12 novos computadores da Radio Memory. Instalação digital para as chamadas de pacientes.

 

2014 - Aquisição de lousa eletrônica e de um novo tomógrafo (Icat, Kavo) e modernização das salas de recuperação de pacientes. Reinauguração do Pronto-Socorro, reformado com sala de professores, sala de aula, e tudo que há de mais moderno.

 

Da Redação

 

>> Confira a matéria completa na edição de março do APCD Jornal.

APCD da Saúde
APCD-Saúde
Facebook - APCD da Saúde Twitter - APCD da Saúde Temos WiFi
Central de Atendimento APCD

Central de Atendimento

(11) 5078-7960

EAP completa 60 anos com uma história de evolução e conquistas

Era década de 1950, e o então presidente da APCD, Francisco C. Py, com uma visão ousada para a época, deu início aos estudos para a criação da primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional do Brasil

Data da Notícia | 19/03/2014

EAP

EAP

EAP completa 60 anos com uma história de evolução e conquistas

 

 

 

 

Era década de 1950, e o então presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Francisco Constâncio Py, com uma visão ousada para a época, deu início aos estudos para a criação da primeira Escola de Aperfeiçoamento Profissional do Brasil, a EAP. A criação de um Centro de Atualização naquela época era algo inédito. Ao propiciar esse encontro entre os Cirurgiões-Dentistas, a EAP atingiria seu objetivo de melhorar o nível científico dos Cirurgiões-Dentistas, a qualidade da saúde bucal das pessoas e de prestar atendimento odontológico à comunidade carente.

 

Além de Py, participaram dos trabalhos para a estruturação da EAP José Agostinho de Carvalho, Edmundo Nejm, Alfredo Reis Viegas e Pilar Ostivar, os quais já trabalhavam na Escola de Melhoramento Profissional da Associación Odontológica Argentina. Foi Pilar Ostivar que também criou a Biblioteca da APCD a qual, aliás, atualmente leva seu nome como homenagem.

 Fundada em 1954 e instalada à famosa Avenida São João, nº 126, no Centro de São Paulo, aonde já era a sede da APCD, a EAP teve como primeiro diretor, Edmundo Nejm. Pioneira em educação continuada para Cirurgiões-Dentistas no Brasil, o curso inaugural, Ortodontia, teve como ministrador o professor Artur do Prado Dantas. Com os cursos de Aperfeiçoamento e Atualização, os Cirurgiões-Dentistas passaram a ter a possibilidade de elevar sua capacidade técnico-científica e melhorar sua atuação junto à comunidade.

 

De acordo com o atual diretor da EAP APCD Central, Artur Cerri, era uma época de grandes dificuldades, poucas ferramentas tecnológicas e revistas científicas; as novidades eram trazidas pelos próprios professores quando viajavam. “Até por conta de toda essa dificuldade que, infelizmente, há poucos registros desse tempo tão importante para a história da Escola”, lamenta Cerri.

 Em agosto de 1969, com a mudança de sede da APCD, a EAP também é transferida para novas instalações na Rua Humaitá, 389, Bela Vista, em São Paulo. Nestes 15 anos, mais de 30 cursos foram ministrados por professores brasileiros, americanos e argentinos. “Só não foram mais cursos porque o espaço na Avenida São João era pequeno”, ressalta Cerri.

 

“Esse tempo em que a APCD e a EAP estavam instaladas na Rua Humaitá foi a época áurea da classe odontológica. Lá foi o cerne de tudo, de todas as novidades relacionadas à Odontologia. Na década de 1970 existia apenas uma clínica com 12 equipos, instalada no 1º andar do prédio que permanece até hoje no local. Quando a procura começou a crescer foram instalados mais 24 equipos mais modernos. Para isso, foi necessária a desativação de uma garagem que existia no local. Até hoje a EAP da Humaitá conta com cinco salas de aulas, dois auditórios com 120 e 45 lugares e três salas de cirurgia. A sala dos professores ficava no subsolo e era muito pequena. Não raramente as reuniões eram realizadas nas famosas cantinas do bairro do Bexiga. Todos os maiores nomes da Odontologia da época, de alguma forma passaram pela EAP e deixaram a sua marca”, conta Cerri.

 

Instalada desde 2002 na sede da APCD, localizada na Rua Voluntários da Pátria, 547, zona norte de São Paulo, atualmente a EAP possui a melhor e mais moderna infraestrutura da América Latina e é líder em cursos de educação continuada em Odontologia. Oferece cursos de Especialização em todas as áreas odontológicas e diversos cursos de Aperfeiçoamento e Atualização, além de cursos gratuitos para os associados. São quatro amplas clínicas informatizadas e climatizadas, um moderno centro de diagnóstico por imagem e de alta tecnologia composto, inclusive, por tomógrafo de última geração, centro cirúrgico, cinco salas para procedimentos especiais, dois quartos para recuperação com Suporte Básico de Vida, Escovódromo, laboratório de informática, biblioteca com mais de seis mil acervos e teatro com 800 lugares. A Escola ainda possui cinco auditórios climatizados e modulados e multimídia de última geração. O laboratório de prótese permite a realização de diversos procedimentos e o de microscopia operatória é composto por doze modernos microscópios. Isso e muito mais fazem parte do que há de melhor em termos de ensino e educação continuada em Odontologia.

 

A EAP ainda oferece para maior segurança dos pacientes alguns exames de sangue realizados gratuitamente na própria APCD, e exames de biópsia a preços acessíveis.

 

Evolução da EAP - Um breve relato

 

1978 - A EAP começa a oferecer cursos de Especialização, credenciados e reconhecidos pelo CFO;

 

1986 - Criação da videoteca da EAP, reconhecida como a maior coleção de fitas de vídeo sobre Odontologia no país;

 

1991 - 80º aniversário da APCD. Na EAP, são inauguradas duas clínicas com 36 consultórios e o Centro Radiológico;

 

1993 - A EAP inaugura os cursos de habilitação de Técnico em Higiene Dental (THD) e de Atendente de Consultório Dentário (ACD) para formação de pessoal treinado de alto nível, devidamente autorizados pelo Conselho Estadual de Educação;

 

1994 - Reforma e ampliação das instalações da EAP que passa a contar com cinco salas de aula, um auditório com 120 lugares, novas dependências para o Laboratório de Prótese, o setor de Administração, a Biblioteca e a Videoteca.

 

1995 - Início do projeto social "Inválido Oral" para atender aqueles que não têm condições financeiras de colocar uma prótese total. As cirurgias de implantes e a colocação de próteses são feitas pelos alunos da EAP, sob a supervisão dos ministradores dos cursos; inauguração do Centro Cirúrgico, equipado com sistema avançado de áudio-videoconferência, que interliga as salas do Centro Cirúrgico com o Laboratório de Prótese e o auditório central para a transmissão de aulas práticas e demonstrações cirúrgicas ao vivo.

 

1996 - Acordo de parceria com a New York University, dos Estados Unidos, nos campos de Prótese e Estética Dental, dá início a um novo ciclo de aperfeiçoamento profissional na EAP.

 

1998 - Início das atividades do Centro de Laser. A EAP foi a primeira Escola de uma entidade de classe da América Latina a possuir o equipamento de laser erbium-YAG, o que permitiu estender os benefícios dessa tecnologia à população carente.

 

2000 - Firmado compromisso de Colaboração Técnica e Científica para desenvolvimento de protocolos de tratamentos e pesquisas na área de Implantodontia com a Universidade de Frankfurt, da Alemanha.

 

2002 - A Escola muda suas instalações da Rua Humaitá para a Voluntários da Pátria, em Santana, triplicando o número de salas de aula.

 

2003 - Criação da Biblioteca Pilar Ostivar, com sala de estudos e computadores.

 

2005 - Restruturação do Centro de Diagnóstico por Imagem.

 

2008 - Modernização do Laboratório de Informática.

 

2009 - Aquisição de kits de Suporte Básico de Vida e Desfibrilador e ampliação do acervo da Biblioteca de 4 para 6 mil obras.

 

2011 - Modernização do Escovódromo; criação da Sala Vip de Professores; novas salas de aula; aquisição de novos aparelhos Multimídia; criação do Centro de Diagnóstico da EAP.

 

2012 - Modernização do Laboratório de Prótese; substituição de todos os equipamentos das clínicas; instalação de um posto de Coleta de Análises Clínicas do Laboratório CURA; posto de captação de biópsias do Laboratório Plínio Santos; inclusão da página da EAP no Facebook; parceria com o Instituto do Câncer "Arnaldo Vieira de Carvalho"; confecção de uniformes para os funcionários da Secretaria da EAP e das clínicas. Aquisição de um programa de perguntas e respostas eletrônico que permite resultados de imediato.

 

2013 - Substituição dos equipos do Centro Cirúrgico; realização da 1ª Campanha de Prevenção e Tratamento do Câncer Bucal; aulas de primeiros-socorros a todos os funcionários; substituição de todas as autoclaves; realização de diversos cursos em parcerias com empresas da área; doação de 12 novos computadores da Radio Memory. Instalação digital para as chamadas de pacientes.

 

2014 - Aquisição de lousa eletrônica e de um novo tomógrafo (Icat, Kavo) e modernização das salas de recuperação de pacientes. Reinauguração do Pronto-Socorro, reformado com sala de professores, sala de aula, e tudo que há de mais moderno.

 

Da Redação

 

>> Confira a matéria completa na edição de março do APCD Jornal.

© 2011 APCD - Regional Saúde. Todos os direitos reservados. Desenvolvimento: PWI Sistemas